
O que é Restaurações e facetas em Resina?
Está com vontade de mudar seu sorriso então a resina composta é um material muito versátil e amplamente utilizado na odontologia estética e restauradora. Ela permite corrigir desde pequenos danos nos dentes, como cáries e fraturas, até transformar completamente o sorriso, melhorando cor, formato e alinhamento dos dentes.
Se você deseja restaurar um dente danificado ou melhorar a estética do seu sorriso de forma rápida e acessível, tanto as restaurações quanto as facetas em resina podem ser ótimas opções. Vou te explicar melhor cada uma delas e como funcionam
As restaurações em resina composta são utilizadas para reparar dentes que sofreram cáries, fraturas ou desgastes. Elas devolvem a função e a estética do dente, e o melhor é que a cor do material é ajustada para ficar bem natural, combinando com seus dentes.
Já as facetas em resina composta são indicadas para melhorar a aparência do sorriso. Elas podem corrigir dentes escurecidos, pequenos desalinhamentos, fechamento de espaços entre os dentes (diastemas) e até pequenas irregularidades na forma. O procedimento é minimamente invasivo, rápido e proporciona um resultado muito estético.
Vantagens das Facetas em Resina
- Melhora instantânea do sorriso: O resultado é imediato, proporcionando dentes mais harmônicos e brancos.
- Procedimento rápido e indolor: Na maioria dos casos, não há necessidade de anestesia e o tratamento pode ser concluído em uma única sessão.
- Correção de pequenas imperfeições: Disfarça dentes desgastados, desalinhados, manchados ou com formato irregular.
- Mínimo desgaste dentário: Diferente das facetas de porcelana, a resina exige pouco ou nenhum desgaste da estrutura natural do dente.
- Reversibilidade: Caso necessário, as facetas podem ser removidas ou ajustadas com facilidade.
- Custo mais acessível: Em comparação com as facetas de porcelana, a resina composta tem um investimento menor.
Alguns dos nossos pacientes






O que dizem nossos pacientes
Principais dúvidas dos pacientes
Dúvidas como tempo de tratamento, resultados, técnicas, entre outras. Caso tenha alguma dúvida entre em contato que teremos o prazer em lhe esclarecer.
Não deve doer. Nos primeiros dias pode haver um desconforto até a adaptação, mas se houver dor constante, é importante procurar o dentista para ajustes.
Depende do tipo e dos cuidados. Em geral:
Prótese removível: de 5 a 10 anos
Prótese fixa ou sobre implantes: pode durar mais de 10 anos
A manutenção e a higiene são essenciais para aumentar a durabilidade.
Sim! Mas no início pode ser necessário evitar alimentos muito duros ou pegajosos até se acostumar. Com o tempo, a mastigação volta ao normal.
No caso das próteses removíveis, sim, se estiverem mal ajustadas. As próteses fixas ou sobre implantes oferecem maior segurança. Ajustes periódicos são importantes para evitar esse problema.
É normal ter alguma dificuldade nos primeiros dias, como salivar mais ou pronunciar certas palavras, mas com a adaptação, a fala volta ao normal.