
O que é Endodontia?
A endodontia é uma especialidade odontológica que trata das lesões e doenças dentais relacionadas à raiz e polpa do dente. Popularmente conhecido como tratamento de canal.
Quando a polpa fica infectada ou inflamada, é uma das opções para salvar o dente por meio desse tratamento. As causas mais comuns para isso envolvem formação de cáries; traumas e fraturas dentárias.
Alguns sinais clínicos que avaliamos são os exames de imagens, mas principalmente os relatos do paciente como: dor ao ingerir alimentos gelados, quentes e doces, dor ao toque ou ao morder algum alimento mais consistente.
E sabe a maior vantagem desse tratamento? O quanto a tecnologia está presente para conforto e rapidez no procedimento.
Atualmente contamos com aparelhos rotatórios e localizadores apicais para tratar o caso do paciente de forma rápida, previsível e eficaz. Anestésicos que trazem mais conforto ao paciente. Além de microscopia para casos complexos de canais calcificados, canais não localizados, retratamentos endodônticos e também os exames de imagens digitais.
Procedimentos na especialidade de Endodontia
Tratamento de canal radicular
Retratamento de canal radicular
Alguns dos nossos pacientes


O que dizem nossos pacientes
Principais dúvidas dos pacientes
Dúvidas como tempo de tratamento, resultados, técnicas, entre outras. Caso tenha alguma dúvida entre em contato que teremos o prazer em lhe esclarecer.
Não deve doer. Nos primeiros dias pode haver um desconforto até a adaptação, mas se houver dor constante, é importante procurar o dentista para ajustes.
Depende do tipo e dos cuidados. Em geral:
Prótese removível: de 5 a 10 anos
Prótese fixa ou sobre implantes: pode durar mais de 10 anos
A manutenção e a higiene são essenciais para aumentar a durabilidade.
Sim! Mas no início pode ser necessário evitar alimentos muito duros ou pegajosos até se acostumar. Com o tempo, a mastigação volta ao normal.
No caso das próteses removíveis, sim, se estiverem mal ajustadas. As próteses fixas ou sobre implantes oferecem maior segurança. Ajustes periódicos são importantes para evitar esse problema.
É normal ter alguma dificuldade nos primeiros dias, como salivar mais ou pronunciar certas palavras, mas com a adaptação, a fala volta ao normal.