
O que é uma Ortopedia Facial dos Maxilares?
A ortopedia funcional dos maxilares visa melhorar a função mastigatória, fundamental para o desenvolvimento de uma dentição saudável e equilibrada, contribuindo para o correto desenvolvimento do sistema respiratório, da fala, deglutição e fortalecimento da musculatura da cabeça e pescoço.
Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados. A faixa etária ideal para o tratamento com a ortopedia funcional vai dos 3 aos 12 anos, quando os ossos da face ainda estão em desenvolvimento apresentando estruturas mais maleáveis, simples de corrigir, evitando que alterações funcionais iniciais se tornem esqueléticas no adulto.
Outros benefícios que também valem o destaque, já que o tratamento é indicado desde o início da infância, está relacionado com a prevenção contra a interposição lingual, hábitos deletérios como chupar dedo, uso indiscriminado de chupetas e mamadeiras.
Além disso, temos as má oclusões como mordida cruzada ou aberta, crescimento desigual dos maxilares, queixo muito projetado ou retraído, respiração bucal e problemas posturais que se diagnosticadas precocemente e com uma boa mecânica do especialista os resultados são muito satisfatórios.
Por esse motivo é uma das áreas que eu Dra. Bruna amo atuar, pois aqui consigo ver resultados extraordinários, além de acompanhar o desenvolvimento dos meus pequenos pacientes.
Aparelhos ortopédicos
Expansores maxilares
Projetores mandibulares
Máscara de proteção de maxila
Alguns dos nossos pacientes


O que dizem nossos pacientes
Principais dúvidas dos pacientes
Dúvidas como tempo de tratamento, resultados, técnicas, entre outras. Caso tenha alguma dúvida entre em contato que teremos o prazer em lhe esclarecer.
Não deve doer. Nos primeiros dias pode haver um desconforto até a adaptação, mas se houver dor constante, é importante procurar o dentista para ajustes.
Depende do tipo e dos cuidados. Em geral:
Prótese removível: de 5 a 10 anos
Prótese fixa ou sobre implantes: pode durar mais de 10 anos
A manutenção e a higiene são essenciais para aumentar a durabilidade.
Sim! Mas no início pode ser necessário evitar alimentos muito duros ou pegajosos até se acostumar. Com o tempo, a mastigação volta ao normal.
No caso das próteses removíveis, sim, se estiverem mal ajustadas. As próteses fixas ou sobre implantes oferecem maior segurança. Ajustes periódicos são importantes para evitar esse problema.
É normal ter alguma dificuldade nos primeiros dias, como salivar mais ou pronunciar certas palavras, mas com a adaptação, a fala volta ao normal.