
O que é uma Prótese Dentária?
É um dispositivo ou peça que substitui parcial ou total os dentes perdidos ao longo da vida. Essa é uma opção para aqueles pacientes que não querem ser submetidos a cirurgias de implantes dentários mas que querem resgatar um sorriso bonito e harmônico. Além de melhorar a qualidade de mastigação e de fala.
Procedimentos na especialidade de Prótese Dentaria
Facetas em porcelana
Possibilitam a mudança de cor e formato dos dentes melhorando a estética e harmonia dos dentes, esse procedimento e indicado quando o paciente possui dentes escuros, coroas, restaurações ou queira mudar o formato e cor dos dentes. Consiste em um leve desgaste planejado para adaptação das peças confeccionadas em laboratório. Quando há indicação não tem idade mínima.
Lentes de contato dental em porcelana
Possibilitam a mudança de cor e formato dos dentes melhorando a estética e harmonia dos dentes, indicado em pacientes que não tem coroas, ou dentes muitos escurecidos, praticamente não necessita ou não há necessidade de desgaste. As lentes são tratamentos especificamente estético tendo a idade mínima sugerida a partir dos 18 anos ou sob consentimento do responsável.
Facetas em resina
Possibilitam a mudança de cor e formato dos dentes melhorando a estética e harmonia dos dentes tem o custo mais inferior a porcelana com resultado natural e previsível. Devido sua propriedade a resina se torna mais simples e com correção quando necessária mais rápido. Assim como a faceta em porcelana não há idade mínima.
Prótese total removível
São indicadas para pacientes que perderam todos os dentes e não querem ou não podem passar por cirurgia de implantes, devolvendo estética e função, sendo um tratamento mais rápido. As próteses removíveis são tratamentos mais antigos dentro da odontologia e com custo mais acessível, porem essas suprem a necessidade na questão de mastigação e estética.
Prótese parcial removível
São indicadas pra pacientes que perderam alguns os dentes e não querem ou não podem passar por cirurgia de implantes, devolvendo estética e função. Podem ser confeccionadas com ou sem grampos metálicos.
Prótese fixa sobre dente
São próteses que não podem ser removidas podendo ser unitária (coroa) ou múltiplas (com vários dentes envolvidos,”ponte”), essas podem ser com metal ou metalfree, ou seja, livre de metal.
Consiste em devolver para o paciente estica e função sem a realização de cirurgia, aproveitando os dentes existentes para reabilitação.
Restaurações em resina composta
São utilizadas para reparar dentes que sofreram cáries, fraturas ou desgastes. Elas devolvem a função e a estética do dente, e o melhor é que a cor do material é ajustada para ficar bem natural, combinando com seus dentes. Podem ser confeccionadas de forma direta sobre a estrutura dentaria ou de forma indireta fora da boca e depois cimentada.
Inlays / Onlays / Overlays
São restaurações indiretas (feitas fora da boca) podendo ser em porcelana, metal, resinas ou ceromeros. Tem por objetivo devolver a função e a estética. Indicadas sempre quando há uma perca maior da estrutura dental não há idade mínima.
Alguns dos nossos pacientes






O que dizem nossos pacientes
Principais dúvidas dos pacientes
Dúvidas como tempo de tratamento, resultados, técnicas, entre outras. Caso tenha alguma dúvida entre em contato que teremos o prazer em lhe esclarecer.
As facetas de porcelana podem durar de 07 a 10 anos, ou até mais tempo dependendo dos cuidados do paciente e da qualidade do material.
A principal diferença entre facetas de resina ou porcelana e lentes de contato é a espessura do material.
Não, o que pode acontecer é o profissional não fazer as lentes ou facetas bem adaptadas e ficar um subcontorno, isso pode inflamar a gengiva, quando associada a má escovaçao e/ou problemas gastricos pode levar ao mau halito, mas a faceta bem feita nao causa mau halito.
A prótese total (superior ou inferior) fica suportada no rebordo, na mucosa e aí se estabelecem fenômenos que vão justificar a sua retenção e estabilização. Estes fenômenos que justificam a retenção da prótese total podem ser: físicos, fisiológicos, psíquicos, mecânicos, químicos ou cirúrgicos.
Não. A prótese removível quando bem planejada e confeccionada é de fácil adaptação e não estraga os dentes naturais, contudo e incontestável que os dentes de suporte(que seguram a prótese) tem um sobrecarga.
O que muitas das vezes e necessário e fazer desgaste e/ou preparos para a adaptação da fixa, hoje com a tecnologia dos implantes só e recomendada quando não há outra opção.
Existe quem é a favor e contra!! Temos como base a queixa do paciente, estética, má adaptação, infiltração e fratura, em casos de boa adaptação e fora da área estética não recomendamos a troca.
Quando a uma perda de estrutura muito grande ou a região a ser restaurada e muito complicada se faz a recomendação das restaurações indiretas.