
O Que é um Implante Dentário?
O implante dentário é uma estrutura de titânio inserida no osso maxilar ou mandibular para substituir a raiz do dente perdido. Sobre ele, colocamos uma prótese que imita perfeitamente um dente natural, garantindo estética e função mastigatória.
Como funciona o Procedimento?
O processo ocorre em algumas etapas:
- Avaliação e planejamento: exames para garantir que o osso esteja apto a receber o implante.
- Cirurgia: colocação do pino de titânio no osso.
- Cicatrização: o osso se integra ao implante, garantindo firmeza.
Colocação da prótese definitiva: o dente artificial é fixado ao implante
Benefícios do Implante Dentário
- Aparência natural: os implantes se parecem com dentes reais.
- Conforto e segurança: sem medo de escorregar ou soltar, como pode acontecer com dentaduras.
- Melhora da mastigação: você pode comer o que quiser sem restrições.
- Preservação do osso: evita a reabsorção óssea, comum quando há perda dentária.
- Autoestima e confiança: um sorriso bonito melhora a autoconfiança e a qualidade de vida.
Procedimentos na especialidade de Impantodontia
Implantes unitários
E um pino de titânio que é instalado diretamente no osso onde esse osseointegra (gruda no osso) substituindo a raiz do dente perdida, esse procedimento cirúrgico hoje e o que mais se aproxima do natural, pois e um tratamento eficaz e com baixo nível de rejeição, devolvendo estética e função, podendo quando possível o paciente já sair com dente para mastigar. Dispensa o uso de grampos ou extensões para reabilitação.
Protocolo sobre implantes
A prótese protocolo é um modelo de implante dentário fixo, indicado para quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada. Ela é uma solução moderna que visa a reabilitação oral do paciente, funcionando como uma dentadura fixa, esse tipo de prótese proporciona maior segurança e comodidade na mastigação, pois não fica solta na boca. A idade mínima para fazer um implante dentário é entre 18 e 21 anos. No entanto, é importante considerar o desenvolvimento ósseo do paciente e a sua saúde geral.
Vantagens:
1. Estabilidade e Conforto:
Proporciona uma base firme, evitando movimentação durante a fala ou a mastigação, garantindo maior conforto ao paciente.
2. Aspecto Natural:
Oferece uma estética melhorada, já que a prótese é feita sob medida para se parecer com os dentes naturais, melhorando a confiança e a alto estima.
3. Preservação Óssea:
Os implantes ajudam a proteger a estrutura óssea da mandíbula/maxila, evitando a reabsorção óssea que pode ocorrer após uma perda dentária.
4. Facilidade de Manutenção:
Embora seja uma solução fixa, a limpeza e os cuidados são semelhantes aos dentes naturais, facilitam.
5. Melhoria na Função Oral:
Restaurar com eficiência a capacidade de mastigação e fala, permitindo uma alimentação.
6. Tratamento Rápido:
Em muitos casos, o paciente pode receber uma prótese em até 04 dias após a colocação dos implantes, conhecida como “carga imediata”.
Prótese overdenture
A prótese overdenture é um tratamento com implantes dentários que substitui a prótese totalmente móvel do paciente. É confeccionada uma prótese total que fica presa por um sistema de encaixe em cerca de 2 implantes, proporcionando maior estabilidade e firmeza para o dispositivo, é uma prótese removível porem fixada em implantes através de barra ou oring. Tem vantagem de ser mais barata que o tipo protocolo, e evita o enxerto ósseo.
Enxerto ósseo
Indicado para pacientes que perderam estrutura óssea devido à periodontite, perda dentaria, lesões avançadas ou para quem deseja colocar implantes, mas não tem osso suficiente para sustentá-los. A avaliação e feita através de radiografias e tomografias. O enxerto ajuda a recuperar essa base óssea, garantindo suporte e estabilidade para os dentes ou implantes. Esse procedimento pode ser feito com osso do próprio paciente, geralmente extraído do ramo da mandíbula ou do mento, podendo ser associado ou não com osso autólogo, alógeno, xenógeno e sintético e L’PRF. A idade mínima para fazer um enxerto ósseo no maxilar é de 18 anos, quando a estrutura óssea do paciente está completamente desenvolvida, salvo casos raros onde o paciente necessite deste enxerto ósseo antes desta idade.
L’PRF
O l-prf (plasma rico em fibrina) é um biomaterial autólogo que pode ser usado na odontologia para acelerar a cicatrização, regenerar tecidos e ossos, e reduzir inflamações.
Vantagens do L’PRF
- É obtido do sangue do próprio paciente, o que diminui o risco de rejeição
- É uma técnica simples e econômica
- Estimula a regeneração de tecidos
- Pode ser usado em combinação com enxertos ósseos favorece a osseointegração.
- Resulta em maior estabilidade dos implantes
- Menor perda do osso marginal peri-implantar
Alguns dos nossos pacientes


O que dizem nossos pacientes
Principais dúvidas dos pacientes
Dúvidas como tempo de tratamento, resultados, técnicas, entre outras. Caso tenha alguma dúvida entre em contato que teremos o prazer em lhe esclarecer.
O fracasso do implante pode ocorrer quando osso ao redor implante não se fundir parafuso de titânio, um processo chamado de ósseointegração. A taxa de falha de implantes e muito baixa, no entanto, a taxa de sucesso pode variar de acordo com o implante utilizado e o tipo de cirurgia além da saúde sistêmica e hábitos do paciente.
Como já mencionado anteriormente, o protocolo imediato consiste em ter uma prótese fixa definitiva logo após a cirurgia. A prótese pode ser confeccionada no mesmo dia ou em até quatro dias, o que ainda quer dizer carga imediata.
A principal diferença entre a prótese protocolo e a overdenture é que a primeira é fixa(o paciente não consegue remover sozinho), enquanto a segunda é móvel.
O tempo de cicatrização de um enxerto ósseo pode variar de 4 a 8 meses, mas pode demorar até um ano. O período depende de vários fatores, como a idade do paciente, a sua saúde, o tipo de enxerto e o local da cirurgia.
Nada mais é do que o material obtido por meio da centrifugação do sangue do paciente. O sangue do paciente colocado em uma centrífuga, onde é possível separar a parte líquida da parte sólida do sangue.